Transformação, evolução ou revolução Digital? Para onde devemos ir?

Transformação, evolução ou revolução Digital? Para onde devemos ir?

Ouvimos falar muito sobre a Transformação Digital e o quanto esse processo vai mudar o mundo. Mas afinal, o que é Transformação Digital? Antes de falarmos em inteligência artificial e internet das coisas (IOT), o mundo começou a se digitalizar com aplicações que hoje são simples, mas quando surgiram, eram absolutamente fantásticas. Muitos anos atrás, a troca de dados era realizada por meio de uma tecnologia chamada EDI, Electronic Data Interchange, que hoje nem existe mais. Ela foi fundamental na década de 90, para a conexão de bancos e indústria automotiva, que se conectavam com seus fornecedores e outras empresas.

A conexão só era possível algumas vezes ao dia, pois não existia infraestrutura para conexão contínua. Foi neste momento que surgiu o termo transformação digital. Apesar de ficar conhecida nos últimos anos, devido o surgimento de novas tecnologias mais evoluídas, baratas e de fácil uso, a transformação começou há muito tempo. A simplificação da tecnologia, redução dos custos e a introdução dos smartphones no ano de 2007, fez com que houvessem profundas mudanças na sociedade, impactando diretamente nas empresas. A adoção da tecnologia por diversas classes sociais, passou a gerar escala cada vez maior de uso, que por sua vez, gerou uma redução ainda maior de custos e acelerou o surgimento de novas aplicações, que começaram a mudar tudo que fazemos.

A digitalização dos serviços foi se intensificando ao longo das décadas, a partir da virada do século, fazendo com que a presença digital fosse condição para estar no mercado. Com isso devemos nos questionar se continuamos nos transformando ou evoluindo na digitalização. Ou seja, estamos na era da transformação, ou da evolução digital? Nesse cenário, surge uma nova proposta de conceito, que podemos chamar de Revolução Digital. Revolução pode ser descrita como uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem.

Mas por que não podemos incluir a digitalização como uma forma de estabelecer essa nova ordem? As inovações tecnológicas podem criar novas formas de fazemos as coisas, como temos presenciado ao longo das últimas décadas, mudando o mercado, a forma como pessoas se comportam e suas expectativas. A inovação baseada em tecnologia pode ser um fator de mudança profunda em nossa sociedade, que vai definir quem fica e quem sai do mercado. Se considerarmos este contexto, podemos dizer que, quem não revolucionar vai ter grandes chances de ser apenas mais uma empresa no mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *